Formei-me no curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo em 2003.
Desde antes, já me interessava pela clínica psicanalítica; por isso, ao me formar estabeleci consultório privado na cidade de Ribeirão Preto, cuidando de crianças, adolescentes, adultos e famílias, atividade que nunca abandonei.
Continuidade da minha formação acadêmica
Meu gosto investigativo me levou, em paralelo às minhas atividades como clínica, a concluir minha dissertação de Mestrado (2008) e minha tese de Doutorado (2011), ambas na instituição em que me formei e que me acolheu generosamente, sendo para mim nestes dez anos de estudos ininterruptos como um segundo lar.
Desta longa passagem pela academia herdei uma reverência pelo formalismo do pensamento e da escrita que aprendi serem fundamentais para a transmissão do saber; e que vim a descobrir também no pensamento freudiano.
Meus estudos sistemáticos dos textos freudianos, bem como minha análise com a psicanalista freudiana Dra. Cora Sophia de Toledo Piza Schroeder Chiapello, auxiliaram-me na consolidação de minha identidade como clínica e estudiosa do pensamento psicanalítico.
Formação de jovens terapeutas
Como frutos valiosos deste longo percurso, atualmente contribuo com a formação de jovens terapeutas em cursos de Pós-Graduação em Teorias e Técnicas Psicanalíticas, onde apresento o pensamento freudiano, bem como em dois grupos de estudo que coordeno semanalmente em meu consultório.
No primeiro, buscamos compreender, dentro de um percurso cronológico, as transformações conceituais da metapsicologia freudiana.
No segundo, acompanhando os textos de Freud, procuramos apreender as transformações pelas quais o conceito de feminilidade passou em sua vasta obra.
Percurso como escritora
Também, como resultado natural do meu percurso como transmissora do saber psicanalítico através da palavra, mantenho um blog em que me proponho a refletir sobre questões do quotidiano sob o olhar da psicanálise.
Dele foi publicado em 2011 pela Editora Ield o livro “O divã no dia a dia: crônicas do quotidiano pelo olhar da psicanálise”.
Em 2015, aventurando-me pelas searas da literatura, publiquei o livro “Eu, Clarice“, em versão online, livro que concorreu a um prêmio literário do SESC neste mesmo ano.
Para um currículo mais formal, acesse o meu currículo lattes.