Na adolescência, vultosas e drásticas transformações psíquicas acontecem e é muito comum que elas venham acompanhadas de altas doses de angústia.
Assim, pela minha experiência, o adolescente que recorre a um analista neste momento de sua vida quase sempre está muito angustiado e dividido entre a vergonha, o medo e a esperança de encontrar no profissional um suporte para suas questões.
As demandas mais comuns dos adolescentes
Dentre as demandas mais comuns que motivam o adolescente a buscar ajuda especializada de um psicólogo ou psicanalista estão:
- Conflitos familiares
- Incertezas com relação à escolha profissional mediante a pressão do vestibular
- Conflitos ligados à identidade sexual e de gênero
- Conflitos relacionados ao desejo de pertencer a um grupo
- Procrastinação com suas tarefas
- Uso excessivo da tecnologia
- Compulsões sexuais
- Uso abusivo de álcool e outras drogas
Benefícios
Ao iniciar o trabalho, o adolescente logo é capaz de perceber a sorte que é poder ter um espaço para pensar livremente sobre si e costuma gostar muito das sessões de psicanálise. Isso se deve ao fato de que o adolescente, quando saudável, é naturalmente curioso e ávido por descobrir coisas novas.
Alguns dos aspectos trabalhados em análise
Na psicanálise, uma vez trabalhados aspectos como tolerância à frustração, a dor inerente às escolhas e a capacidade de se responsabilizar por elas, o luto pelos pais da infância e a necessidade constante de se construir um abrigo psíquico para a sexualidade, é comum que o adolescente consiga viver este momento de sua vida de forma criativa e encontrar prazer nas relações humanas, nos estudos e principalmente em sua própria companhia.
Além do que, um adolescente que teve a sorte de frequentar a sala de um analista tenderá a ser um adulto mais equilibrado, criativo e espontâneo.
A importância dos pais
O papel dos pais é fundamental para o sucesso do trabalho psicanalítico com adolescentes, tanto na detecção da necessidade por auxílio psicológico, quanto na escolha do profissional que preferencialmente deve ser feita pelo próprio jovem sob orientação dos pais.
Além disso, dado o estado de dependência financeira do adolescente, será responsabilidade dos pais arcar financeiramente com os valores da análise pelo tempo que se fizer necessário.
Agendamento de consultas
Se você é adolescente ou pai e mãe de um adolescente que precisa de auxílio e se identificou com estas linhas pode ser que a psicanálise possa te ajudar.
Clique aqui e agende uma entrevista.
Mas, lembre-se que o trabalho psicanalítico só acontece quando o próprio adolescente deseja ajuda.
Se este for o caso, clique aqui e agende uma entrevista para seu filho(a).