A decisão de iniciar uma análise ou mesmo de visitar um analista pela primeira vez é quase sempre muito difícil dada a mistura de sentimentos que envolvem medo, vergonha, preconceito familiar e / ou da própria pessoa além de receio de expor sua intimidade a um desconhecido.
Existe ainda uma questão ligada ao dinheiro já que a pessoa tende a julgar a psicoterapia ou psicanálise como um custo oneroso e excessivo e não como um investimento, o que a deixa cega para seus enormes benefícios, inclusive financeiros.
Psicanálise: custo ou investimento?
Isso ocorre porque os valores da pessoa estão distorcidos. Pela minha experiência de mais de quinze anos na clínica observo que pacientes em psicoterapia ou psicanálise tendem a gastar menos e melhor e a ganhar mais com o transcorrer do tratamento, embora estes resultados variem de pessoa para pessoa.
No quesito economia, isso ocorre porque ficando mais saudável mentalmente o paciente deixará de manifestar seus conflitos inconscientes através de doenças físicas e acidentes, por exemplo.
Além disso, poderá poupar evitando divórcios e brigas conjugais desnecessárias porque aumenta sua capacidade de tolerância, diálogo e empatia. Ainda, tende a reduzir seus gastos com supérfluos porque as compras deixam de ser um escape para a sua angústia.
No quesito aumento de ganho, liberado dos altos custos energéticos para manter a repressão do inconsciente, o paciente poderá voltar a sentir prazer no trabalho ou encontrar um ofício que realmente seja sua vocação.
Daí se conclui que investir em uma psicoterapia ou psicanálise para ter uma mente saudável é um investimento financeiro de grande inteligência!
As demandas de um novo paciente
De um modo geral, as principais demandas de um novo paciente estão relacionadas com:
- problemas de relacionamento com sua família
- desadaptação com a sua vida
- dificuldades de sentir prazer no relacionamento amoroso e no ambiente de trabalho, dentre outros
Tais desadaptações costumam vir associadas à alta carga de angústia, sentimento que é explicado pela pessoa como sendo decorrente de fatores externos, algo que precisará ser ressignificado na análise.
E o que ele encontrará no consultório do analista?
No consultório do psicanalista o paciente encontrará um profissional que se preparou por anos a fio, em suas análises pessoais, estudos teóricos e supervisões para aplicar o método psicanalítico, criado por Sigmund Freud na aurora do século XX.
Basicamente este método consiste em o paciente se deitar em um divã e ir descrevendo tudo aquilo que se passa em sua mente sem estabelecer qualquer tipo de censura ou julgamento crítico sobre o material.
Ao ser convidado a falar sem censura sobre o que lhe ocorre, imediatamente o paciente sentirá uma pressão no sentido de julgar o que pensou como sendo destituído de valor e /ou condenável moralmente.
Está iniciado assim o processo analítico que se dará, quase que o tempo todo, neste embate entre aquilo que emerge como um derivado dos desejos do inconsciente e o seu censor crítico, que configura a instância repressora responsável por manter o inconsciente reprimido.
Agendamento de sessão em Ribeirão Preto – SP
Se você se identificou com estas linhas de alguma forma e está em busca de algo menos aconselhativo e mais profundo pode ser que a psicanálise seja um método interessante para você.
Você também pode acessar mais textos explicativos sobre a psicanálise em uma linguagem simples e fácil de compreender acessando o site www.psicanaliseribeiraopreto.com.br
Entre em contato e agende uma entrevista de psicanálise em ribeirão preto – SP